terça-feira, 17 de abril de 2012

Idosa morre com suspeita de dengue hemorrágica na Paraíba



Mulher de 64 anos morreu em Itabaiana no dia 17 de março deste ano.
Hospital confirma morte por dengue e Secretaria segue investigando o caso


Mais um caso suspeito de morte por dengue hemorrágica está sendo investigado na Paraíba. A vítima dessa vez é uma mulher de 64 anos que morreu no dia 17 de março em Itabaiana, no Agreste paraibano. O caso suspeito não foi divulgado na época pela Secretaria de Saúde do Estado e só foi descoberto pela imprensa nesta terça-feira (17). A Secretaria de Saúde do município confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de óbito a mulher foi vítima da dengue tipo 4. O caso já foi informado à Secretaria de Saúde do Estado que tem 60 dias para concluir a investigação.
Na segunda-feira (16) uma menina de 7 anos morreu com suspeita da doença no Hospital Infantil de Patos. A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, informou que os dois casos estão sendo investigados.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Itabaiana, Alcir Paiva de Andrade, disse que a aposentada que morreu em março já tinha problemas crônicos. “A declaração de óbito disse que ela morreu de dengue hemorrágica. A dengue evoluiu para uma hemorragia digestiva”, explicou.
A aposentada deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana e por conta da gravidade da doença foi transferida para o Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande. “A pedido da família a mulher foi retirada da UTI e morreu em casa”, disse Alcir Paiva.
Foco
Uma homem de 86 anos, que também morava na mesma rua da aposentada que morreu com suspeita de dengue hemorrágica, deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana com sintomas de dengue. De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica, os exames comprovaram que o homem estava com dengue hemorrágica. Ele foi transferido para um hospital de João Pessoa e recebeu alta hospitalar.
O foco do mosquito foi encontrado em uma casa abandonada localizada ao lado da casa aposentada de 64 anos. Segundo Alcir Paiva, as larvas do mosquito estavam em um tanque de água que estava descoberto. Os agentes aplicaram as  medidas de controle para combater o mosquito.
A orientação para as pessoas com suspeita da doença é a de procurar primeiramente um médico. “Quem estiver com suspeita que está com dengue deve procurar uma unidade de saúde e não fazer a automedicação”, alertou o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Itabaiana.

Primeiro ciclo de debates e discussões foi aberto ontem em Santa Luzia


O primeiro ciclo debates e discussões culturais foi aberto na noite desta segunda-feira no Café Cultura no Centro de Santa Luzia.
O primeiro momento teve como debatedores o sociólogo José Aderivaldo e a professora Jahynne Dantas que por quase duas horas comentaram e debateram a modernidade e seus reflexos na cultura, na religião, nos hábitos, costumes locais.
O próximo encontro deverá discutir o filme Aruanda, marco do Cinema Novo, realizado em Santa Luzia na Serra do Talhado na década de 60 pelo cineasta paraibano Linduarte Noronha, e ainda a questão da identidade cultural da sociedade local.
O objetivo do ciclo é realizar encontros para tratar de temas de abrangência ampla e com consequências locais, para a sociedade local em debate, discutir e entender as formas relacionamento e convivência locais.
 














Escrito por Ronaldo Magella |

Santa Luzia ganha ambulância do Governo do Estado da PB


O governador Ricardo Coutinho entrega nesta quarta-feira-feira (18) 20 ambulâncias – dez do tipo suporte básico e dez de suporte avançado – para vários municípios.

Para a compra desses veículos foram investidos recursos da ordem de R$ 4.367.567,00. “As unidades de suporte avançado são dotadas de equipamentos e aparelhos de última geração para o transporte de pacientes em risco de morte. Já as unidades básicas vão atender a casos mais simples, ou seja, para os primeiros socorros”, explicou Wilker Camboim, chefe do Setor de Transporte da Secretaria de Estado da Saúde.

Os municípios que serão beneficiados com esses veículos são Cajazeiras, Pombal, Solânea, João Pessoa (Hospital de Trauma, Edson Ramalho e maternidade Frei Damião), Patos (Hospital Infantil), Santa Luzia, Serraria, Aguiar, Guarabira, Santa Rita (UPA), Taperoá, Monteiro, Piancó, Princesa Isabel, Catolé do Rocha e Itaporanga.

“Com mais esta ação, o Governo do Estado mostra o quanto prioriza o setor de saúde, e vem trabalhando para reorganizar a rede para oferecer um serviço com qualidade e eficiência”, disse o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

Informática – Além das ambulâncias também serão entregues equipamentos de informática e mobiliário destinados a equipar as Centrais de Regulação Municipal, e as Unidades de Saúde que estão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).  O material faz parte do Projeto do Complexo Regulador e Informatização das Unidades de Saúde no âmbito do SUS.

O projeto tem como principal objetivo aperfeiçoar e melhorar o sistema de agendamento de consultas e exames especializados. O investimento no projeto é da ordem de R$ 7,1 milhões, dividido em três etapas, sendo liberados na proporção de 30%, 40% e 30%, respectivamente. Esse dinheiro será estritamente destinado à operacionalização do Complexo Regulador, estrutura composta pelas Centrais de Regulação Municipal e unidades de saúde. Na primeira etapa foram contemplados 24 municípios.

Cada unidade contemplada receberá seu kit composto por computador, impressora, mesa, cadeira e nobreak. Com esse equipamento, o operador irá utilizar o Sistema de Regulação (Sisreg), e agendar de forma online a consulta ou exame, fazendo com que o usuário saia da unidade de saúde com local e data determinada para realização do procedimento.

Acidente de frente ao PETI..


 


Segundo as informações colhidas no local,por volta das 10h10 de hoje (17/04)  um carro Gol branco  vinha em alta velocidade e bateu em uma moto.
A rua é muito movimentada devido ao fluxo de carros indo para a nova agencia do INSS.

A preocupação é grande por que varias crianças que estudam no PETI ficam atravessando a rua para fazer uso da quadra de esporte que fica do outro lado.
O pessoal do PETI já fez uma faixa de pedestre no local e coloca cones,mas mesmo assim os veículos passam em alta velocidade e não respeita a faixa de pedestre .
 http://batistaalves.blogspot.com.br/