quinta-feira, 31 de maio de 2012

São João de Santa Luzia será divulgado em workshop da PBTUR em João Pessoa


Fomentar o aquecimento na economia com a geração de emprego e renda, além de manter a tradição no período junino. É com essa proposta que a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) promove, nesta quinta-feira (31), o Workshop dos Destinos e o lançamento da programação dos festejos juninos de 16 municípios paraibanos e de quatro equipamentos turísticos. O evento começa às 15h, no Centro Turístico de Tambaú, com a presença dos agentes de turismo e receptivos de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo, além da imprensa.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a proposta do evento é fazer com que os paraibanos não se ausentem no período junino e procurem conhecer as atrações turísticas do seu Estado. Ela acredita que é uma forma de atrair os turistas de outros estados para que venham desfrutar do São João e São Pedro na Paraíba.
“Essa foi uma reivindicação dos próprios municípios para que a PBTur apóie a divulgação da programação e torne conhecido os seus festejos juninos, período que propicia a geração de emprego e renda para a população. Sabemos que muitas cidades estão enfrentando problemas com a seca, mas as pessoas comemoram a data. É uma oportunidade desse municípios divulgarem suas potencialidades turísticas e os festejos juninos”, explica a executiva.
O lançamento dos Festejos Juninos da Paraíba e o Workshop dos Destinos é uma promoção da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com o apoio do Sebrae-PB, Fecomércio e Prefeitura de João Pessoa (PMJP).
Durante o evento, os prefeitos terão a oportunidade de apresentar potenciais turísticos e a programação junina das cidades.
Apresentações – Às 16h30, na área externa do Centro Turístico de Tambaú, será realizado o lançamento dos festejos juninos, com a exposição do material de divulgação de cada município que tem tradição em promover as Festas de São João e São Pedro. Alguns municípios farão apresentações de quadrilhas juninas, coco de roda, trio de forró-pé-serra, balé popular e outras atrações culturais.
O Workshop dos Destinos e divulgação da programação dos festejos juninos 2012 contará com os municípios de Alagoa Grande, Bananeiras, Belém, Bayeux, Borborema, Cabaceiras, Campina Grande, Dona Inês, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Pedras de Fogo, Queimadas, Santa Rita, Santa Luzia, Serraria, além dos equipamentos turísticos Sítio São João, “Arraiá do Cumpade”, Memorial do Maior São João do Mundo e Fórum Turístico do Brejo.
  Por Sertão1

Chegou São João, amanhã, seis da manhã, Acorda São João, boas vindas a maior festa de Santa Luzia


 Acontecerá amanhã em Santa Luzia, a partir das seis horas da manhã, um Acorda São João, promovido pelas Secretarias de Cultura, Promoção Humana, Saúde, Educação, e mais, contará ainda com a participação das escolas do Município, da Rede Privada e da Rede Estadual.
O Acorde sairá da Praça Marcelo Pinto, no bairro São João, e deverá percorrer as principais ruas de Santa Luzia, convidando a população da cidade para participar das comemorações dos 70 anos de tradição.
Amanhã, dia 1º de junho, mês do São João, terá início das comemorações juninas em Santa Luzia, que este ano irá comemorar 70 anos de tradições, uma festa que teve início em 1942 com o São João na Roça, foi ganhando forma, agregando valores.
Em 1992 comemorou 50 anos, no maior São João que a cidade de Santa Luzia presenciou em sua história. A festa ganhou nome nacional da década 80, quando teve seu período de maior notoriedade no Paraíba, no Nordeste e no Brasil, foi quando ganhou o título de Melhor São João do Mundo.
Já cantada por Elba Ramalho, Pinto do Acordeon, entre outros da música brasileira, o São João de Santa Luzia é uma referência no interior da Paraíba, um patrimônio cultural do Nordeste e do Brasil. 
  por Ronaldo Magella e Sertão1