quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rockefeller amanhece com resultado da eleição desenhado no gelo


Democrata Barack Obama venceu em sete dos nove estados-chave.
Ele foi reeleito com 303 votos do colégio eleitoral, contra 206 de Romney.

A pista de patinação do Rockefeller Center, em Nova York, amanheceu mostrando o resultado das eleições presidenciais de terça-feira (6). Em vermelho, estão os estados onde o reúblicano Mitt Romney venceu e, em azul, onde o democrata Barack Obama ganhou.

O presidente Obama venceu em Ohio, Wisconsin, Virginia, Iowa, New Hampshire, Colorado e Nevada, sete dos nove estados-chave, nos quais democratas e republicanos gastaram quase U$ 1 bilhão em inserções na televisão.
Às 13h44 desta quarta-feira (7), a contagem dos votos ainda não havia sido concluída na Flórida, o último “swing state” (termo utilizado para se referir a locais onde a população eleitoral vota indistintamente em um partido ou no outro) a definir o resultado. Com 97% das urnas apuradas, a expectativa é que Obama vença no estado.
Mapa dos Estados Unidos com resultado da Eleição é projetado no Rockefeller, em Nova York (Foto: Richard Drew/AP)Mapa dos Estados Unidos mostra resultado da eleição, no Rockefeller, em Nova York (Foto: Richard Drew/AP)
Obama foi eleito com 303 votos do colégio eleitoral, contra 206 de Romney – apenas a Flórida ainda não teve seus resultados definidos, mas seus 29 delegados não irão influenciar o resultado final.
Em seu discurso da vitória, Obama disse que "o melhor ainda está por vir" e que ele volta à Casa Branca "mais determinado e inspirado" para o segundo mandato.

O candidato republicano Mitt Romney reconheceu a derrota e telefonou a Obama para cumprimentá-lo pela derrota.

"Os eleitores dele e sua campanha também merecem felicitações", disse. "Eu desejo bem a todos eles, mas especialmente ao presidente, à primeira-dama e a suas filhas."
Romney afirmou que o país enfrenta uma "era de desafios" e disse que ora para que Obama consiga guiar o país em meio a eles.